quinta-feira, setembro 8

Geografia

O Novíssimo Mundo-assim chamado por ter sido descoberto apenas em 1770, pelo inglês James Cook - é formado por milhares de ilhas de diversas extensões, desde pequenos atóis coralígenos até a Austrália, pouco menor que o Brasil. Ocupa ao todo uma área de mais de 8.900.000 quilômetros quadrados nos quatro hemisférios : estende-se de 21 graus de latitude norte a 50 graus de latitude sul e de 111 graus de longitude leste a 119 graus de longitude oeste.

Atravessada pela linha do equador e pelo Trópico de Capricórnio,a Oceania localiza-se nas zonas climáticas intertropical e temperada do sul. Devido à sua grande extensão de leste para oeste, abrange oito fuso horários, inclusive a linha que determina a mudança de data (Linha internacional de mudança de data).


Além de inúmeras possessões não-independentes, administradas por países europeus,pelos Estados Unidos ou por nações desenvolvidas do continente, a Oceania inclui 14 Estados soberanos,entre os quais se destacam a Austrália e a Nova Zelândia,pelo grande desenvolvimento econômico, e a Papua Nova Guiné, o segundo país do continente em população e área territorial.

Os demais, de extensão reduzida, população numericamente inexpressiva e economia subdesenvolvida, são: Fiji, Samoa Ocidental, Nauru,Tonga, Ilhas Salomão, Vanuatu, Kiribati, Palau, Estados Federados da Micronésia e Tuvalu devido ao grande número de ilhas, costuma-se dividir o continente em:


  • Australásia: são as maiores ilhas,Austrália,Tasmânia,Nova Guiné e geograficamente, porém não cultural e historicamente, a Nova Zelândia;
  • Melanésia ("ilhas negras"): o nome é derivado de melanina, pigmento escuro da pele, e alude à cor dos habitantes dessas ilhas pouco extensas, localizadas, em sua maioria, ao norte,nordeste e leste da Austrália. Grande parte delas são possessões francesas e britânicas; as que constituem países independentes são Papua Nova Guiné,Ilhas Salomão,Vanuatu e Fiji;
  • Micronésia ("pequenas ilhas"): formada por ilhas muito pequenas, situadas ao norte e nordeste da Melanésia. O Reino Unido e os Estados Unidos possuem o maior número de territórios dessa área.Kiribati,Palau,Estados Federados Da Micronésia,Ilhas Marshall e Nauru são os países independentes desse grupo;
  • Polinésia ("muitas ilhas"): corresponde às ilhas mais distantes da Austrália, dispersas por uma grande área do Pacífico. São em sua maioria possessões britânicas e francesas. Os países independentes da Polinésia são Tonga,Samoa,Tuvalu e,historicamente e culturalmente (o último em relação aos seus povos aborígenes), a Nova Zelândia (nome polinésio: Aotearoa). O estado estadunidense do Havaí e a ilha chilena Rapa Nui ou Ilha de Páscoa também fazem parte da Polinésia.

Embora grande parte das ilhas seja de origem Vulcânica ou formada por atóis coralígenos, as características físicas do continente oceânico são muito variadas. Por isso, faremos um estudo setofizado de seus traços dominantes.

Trata-se um continente sem nenhuma fronteira terrestre entre seus 14 países constituintes. A única linha divisória política terrestre é entre Ásia e Oceania, a fronteira entre a Indonésia e a Papua Nova Guiné.Cultural, linguística e etnicamente, o estado indonésio de Irian Jaya, tido como sendo asiático, é semelhante à Papua Nova Guiné, habitados pelos povos papuas. Geograficamente a ilha de Nova Guiné, inteira, faz parte da Australásia, portanto Oceania. Os motivos para classificar seu lado ocidental como asiático são meramente políticos.



Monte Otemanu em Bora-Bora,na Polinésia Francesa.


• Pertencente ao Chile, a Ilha de Páscoa abriga um mistério histórico: de que forma seus antigos habitantes transportaram e puseram de pé as enormes estátuas espalhadas pela ilha.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.